Promover uma educação inovadora para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia para desenvolver habilidades vocacionais e ferramentas para um futuro profissional da juventude amazônica. Este é o principal objetivo da parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Samsung. O acordo renovado recentemente beneficia 659 crianças e adolescentes ribeirinhos e indígenas matriculados em escolas situadas nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da FAS, dentro de Unidades de Conservação.
Iniciativas
O projeto da FAS também beneficia egressos, professores e as próprias comunidades. O trabalho é feito em 38 comunidades ribeirinhas e indígenas, com iniciativas que envolvem desde práticas agroecológicas até educomunicação como o Repórteres da Floresta, onde jovens são ensinados a como usar e produzir material de mídia, o Intercâmbio de Saberes, em que estudantes e professores de unidades de conservação trocam experiências em idas até Manaus, e as Práticas Agroecológicas, cultivo de alimentos que servem às escolas e comunidades indígenas.
Núcleo de Conservação
Um dos destaques da parceria Samsung e FAS foi a construção, em 2011, do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana, localizado dentro da comunidade indígena Três Unidos, na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Negro, a 65 quilômetros de Manaus. A escola, que leva o nome “Escola Samsung”, oferta aulas do Ensino Médio para mais de 150 alunos de 11 comunidades do entorno.
Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, em Novo Aripuanã, a 300 quilômetros de Manaus, as ações de educação apoiadas pela Samsung têm gerado impacto positivo na vida de alunos, como o jovem Anaylson Ribeiro. “Hoje eu posso garantir que essa escola foi o local em que eu cresci como ser humano e cidadão através do conhecimento” disse.
Anaylson participa do Projeto Incenturita e integrou uma comitiva de estudantes ribeirinhos que fizeram um intercâmbio entre Brasil e Alemanha no início de 2018.
Novos desafios
A renovação da parceria entre FAS e Samsung representa também a chegada de novos desafios para a educação na região amazônica. É o que afirma a superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS, Valcléia Solidade. “Essa renovação é muito importante para dar continuidade aos projetos da FAS e para ampliar os projetos com foco no empreendedorismo” disse Anaylson.
A Samsung apoia uma série de programas educacionais para o desenvolvimento de lideranças jovens na condução de mudanças sociais positivas e construir um mundo melhor para todos “Estamos empenhados em realizar a nossa visão “Together for Tomorrow! Enabling People“, capacitando as gerações futuras para alcançar seu pleno potencial por meio da educação.”, completa Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
Umas das novidades da renovação dessa parceria é o “Projeto Tarrafa”, cujo nome faz referência à rede de pesca dos ribeirinhos e à habilidade necessária para manejá-la e que busca agregar capacidades vocacionais dos jovens em cursos complementares de empreendedorismo e desenvolvimento de protótipos de negócios voltados para a realidade local.
O projeto pretende colocar em prática as ideias e soluções inovadoras propostas pelos ribeirinhos no ramo do empreendedorismo. As melhores iniciativas vão ser avaliadas pelos profissionais da FAS e da Samsung e terão oportunidade de receber apoio na execução. “O objetivo é oferecer a eles uma experiência de cocriação”, disse Anderson Mattos, gerente do Programa de Educação da FAS.